09 novembro 2006

Thank you for smoking!



Hoje um confrade (Carlos Felipe) me falou que no mundo há aumentado o consumo de cachimbos (fumos) em 20% e na discussão sugeriu que para o mesmo acontecer no Brasil deveria haver um lobista como Aaron Eckhardt a favor do cachimbo...e ainda listou um fato interessante do filme "este filme tem uma coisa que achei interessante: o artista principal fuma cigarros, outros personagens fumam também, mas não aparece ninguém fumando... ninguém acende um único cigarro. o q mais perto disso aparece, é quando o personagem central está assistindo um filme antigo, ambientado na guerra da coréia, e o ator do filme (na televisão) john wayne oferece um cigarro a um companheiro e leva um tiro... irônico, no mínimo..."
Gênero: Comédia
Duração: 92 min
Origem: EUA
Estréia - EUA: 17 de Março de 2006
Estréia - Brasil: 18 de Agosto de 2006
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Jason Reitman
Produção: David O. Sacks
Sinopse: O filme de estréia de Jason Reitman, "Obrigado Por Fumar", é uma sátira corrosiva da chamada "culture of spin" (cultura de manipulação de informações), baseada na elogiada obra do mesmo nome 1994 de Christopher Buckley, adaptada para as telas por Reitman. O herói de "Obrigado Por Fumar" é Nick Naylor (Aaron Eckhart), porta-voz principal das grandes empresas de cigarros, que ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes na nossa cultura neo-puritana atual. Desafiado pelos vigilantes da saúde que querem banir o consumo de cigarros e por um senador oportunista (William H. Macy) que deseja colocar rótulos de veneno nas embalagens de cigarros, Nick embarca numa ofensiva de relações públicas, manipulando informações e diminuindo os riscos do uso do cigarro em programas de entrevistas de TV e buscando a ajuda de um super-agente de Hollwyood (Rob Lowe) para promover o fumo nos filmes . A fama recente de Nick atrai a atenção do chefão das indústrias de cigarro (Robert Duvall) e uma repórter de um influente jornal de Washington que deseja investigá-lo ( Katie Holmes ). Nick diz que só trabalha para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que filho pequeno Joey, (Cameron Bright) presta em seu trabalho e uma ameaça de morte bastante real podem acabar fazendo com que ele mude de opinião.
Elenco: Aaron Eckhart (Nick Naylor), Maria Bello (Polly Bailey), Cameron Bright (Joey Naylor), Adam Brody (Jack), Sam Elliott (Lorne Lutch), Katie Holmes (Heather Holloway), David Koechner (Bobby Jay Bliss), Rob Lowe (Jeff Megall), William H. Macy (Senador Ortolan K. Finistirre), J.K. Simmons (Budd "BR" Rohrabacher), Robert Duvall (Doak 'The Captain' Boykin), Kim Dickens (Jill Naylor), Connie Ray (Pearl), Todd Louiso (Ron Goode), Marianne Muellerleile (Professora)